Amor.com, um filme para Youtubers

quarta-feira, setembro 13, 2017

Amor.com é a aposta do cinema brasileiro para chamar a atenção de produtores de conteúdo na internet. Katrina é uma blogueira, vlogueira, youtuber de moda e tem tudo que uma pessoa almeja quando entra no ramo, recebe presentes de lojas, faz comercial, é chamada pra eventos. Fernando é vlogueiro de um canal de vídeo games e aparentemente técnico de informática. Ao se conhecerem em uma festa, após uma situação inusitada, se tornam amigos e acabam se apaixonando.

Amor.com filme sobre Youtubers, disponível no Netflix.


Primeiramente, acho super interessante ver o cinema brasileiro investindo nesse gênero de comédia mais leve e que é super acessível pra um público mais jovem. O filme é gostoso de assistir, tem cenas engraçadas e fofas e não tem como não simpatizar com os personagens e roteiro. Entretanto, há algumas coisas que eu queria pontuar no filme, apesar de ter gostado bastante.

Katrina é uma blogueira bastante estereotipada, exagerada, com uso excessivo do bordões como "miga sua loka" e "arrasou", completamente escravizada pelos seus fãs e o canal que criou. Arrisco ainda a dizer que ela é um pouco "fresquinha". Mas calma, isso se compensa pelo fato dela ser bem simpática em certos momentos e conseguir fazer seu trabalho sem parecer falsa. Amei a atuação da Isis Valverde e acho que isso salva bastante o filme.

A proposta do Fernando ser um nerd e ter orgulho disso é adorável, mas assim como Katrina ele é muito estereotipado. Parece bobinho demais, completamente inocente em relação ao trabalho da namorada, o que é completamente estranho já que ele supostamente deveria entender sobre esse mundo. Fernando tem uns 30 anos, mas age como um adolescente nos primeiros momentos com Katrina. Ok, no começo é até bastante fofinho, mas quando o relacionamento começa a progredir, ele se transforma num bebezão mimado. A relação dele com a mãe chega a ser bizarra em certos momentos. Ele é o típico nerd que mora com a mãe, filhote da geração The Big Bang Theory (série que por sinal eu amo, mas que não deveria servir de base para caracterizar um nerd) e que não tem nada a acrescentar ao tipo. O parágrafo a seguir contém spoiler.

Katrina também não é perfeita no quesito maturidade, mas nela eu vejo uma pessoa que sabe quais são os seus objetivos e o que precisa fazer para alcançá-los, mesmo que isso seja contra seus ideais pessoais. No final temos uma reflexão sobre não se deixar viver pelas aparências, o que eu não acho que foi impactante o suficiente, afinal Katrina vai estudar em Milão (humilde e acessível). Mas o filme é legal, diferente do que estamos acostumados no cinema nacional e de outros do gênero. Vale a pena assistir por ser uma comédia leve e pelo tema central, que ainda não é muito explorado no cinema desta forma que o filme o aborda. E ai, você já viu Amor.com? O que achou do filme?


Você também vai curtir:

2 comentários

  1. Eu vi várias vezes o filme no catálogo da netflix, mas não tinha me interessado até agora, até por realmente não saber do que se tratava. E a resenha me trouxe muita curiosidade, quero ver como realmente o cinema brasileiro abordou essa nova fase profissional. Adorei o texto, beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu super achava que era um filme gringo, no meu netflix apareceu como "Love.com". Depois parei um tempo pra ver e tinha lá a Isis Valverde. O cinema brasileiro evoluiu muito, principalmente na variedade de temas que estão abordando nos filmes. Houveram tempos em que você não tinha uma comédia romântica leve assim.

      Excluir