Mídia Kit - Tudo que você precisa saber

sábado, setembro 02, 2017



O Mídia Kit é o seu currículo de produtor de conteúdo. Quais informações o Mídia Kit precisa ter? Como ele deve ser apresentado? Neste post darei dicas simples para você entender o que é e como o Mídia Kit funciona.

Mídia Kit Ele é uma apresentação, um resumo sobre o que você faz no seu blog, canal, rede social, qual o perfil do seu público e quais as vantagens que uma pessoa pode ter ao anunciar com você. Ultimamente tenho prestado atenção em muitas pessoas oferecendo Mídia Kits para venda e os perfis são bastante variados. Há versões curtas, de uma página, com enfeites, versões longas, feitas no Word, Power Point, Photoshop e outros. Mas será que você está fazendo o seu Mídia Kit de forma correta? Esse post vem pra esclarecer algumas dúvidas gerais que as pessoas tem sobre o assunto.


O que o Mídia Kit precisa ter?

Foto sua e breve descrição:
Inicialmente, uma foto e uma apresentação são suficientes. Não precisa colocar um Photoshoot com você na praia, com cachorro, periquito, fazendo carão. Uma foto bonita e de qualidade e uma breve descrição. Gente, não existe a necessidade de textão não, mas também não é pra fazer duas linhas. Pense nas seguintes perguntas: Quem você é? Onde você mora? O que você faz na sua mídia? Há quanto tempo? Do que você gosta?

Redes sociais:
Coloque as redes sociais nas quais você interage. Não adianta por aquela página no Facebook onde você só joga os links dos posts do seu blog e não responde ninguém. As marcas querem ver pessoas ativas, que administram bem suas redes sociais.

Descrição de público:
A empresa não quer saber só quantos seguidores você tem. Ela quer conhecê-los. Qual a faixa etária,
sexo, país, cidade. Essa informações ajudam a mostrar qual o seu foco, quem mais interage com você. Não adianta querer fazer parceria com uma empresa de dentadura se você ainda tem dentes, certo?

E os preços?
É legal colocar preços? A resposta é relativa. Isso depende da empresa para a qual você está enviando o mídia kit. Se você está com o objetivo de propor uma parceria, que não seja por permuta (entraremos nesse assunto depois) e já tem esquematizado o que você quer da empresa e o que você tem a oferecer, é legal colocar uma faixa de preço sim. Por outro lado, há quem não responda bem a essa abordagem, para estas, envie sem os preços. Em geral, mídia kits que ficam expostos em blogs não possuem preço, estes são enviados separadamente quando a marca demonstra interesse.

Como apresento o Mídia Kit?

Qual o formato?
Eu ofereço Mídia Kit em três formatos: Revista Online, PDF e Imagem, mas sempre que me procuram a recomendação é: PDF. As empresas também preferem que seja assim e eu vou explicar o motivo. PDF não se desconfigura. A pessoa pode abrir ele em qualquer lugar e ele estará lá, bonitinho, do mesmo jeito que você fez, sem nenhum ponto fora do lugar. Arquivos .DOC(Word) ou .PPT (PowerPoint) se desconfiguram facilmente, já que hoje em dia não existem apenas os programas do pacote Office do Windows para abrir isso. PDF é um arquivo que não pode ser adulterado de forma fácil, ao contrário de imagens por exemplo.

Onde eu deixo o Mídia Kit?
Algumas pessoas reservam uma aba no menu dos blogs para ele ou deixam na bio das suas redes sociais. Acho que você precisa pensar: É interessante deixar ele visível para qualquer pessoa? Será que alguma marca que se interessar por mim irá vê-lo? Há pessoas que preferem enviá-lo apenas quando pedido. Pense nas necessidades da sua rede social.

De quanto em quanto tempo devo atualizar o Mídia Kit?
Eu acho que quando o seu blog tem um crescimento significativo, é legal dar uma atualizada no Midia Kit. Minha sugestão é atualizar de 6 em 6 meses ou de 1 ano em 1 ano, isso é, se o seu blog/rede social não crescer de forma espantosa em pouco tempo. Midia Kit é algo que possui data de validade, lembre-se que se você não atualiza, a marca irá responder ao que está escrito lá. É interessante colocar no finalzinho "criado em / válido até tal data", assim você se lembra de atualizar e a marca tem uma noção de há quanto tempo aqueles dados ali foram colhidos.

Quem deve fazer o meu mídia kit?

Queria levantar aqui a questão do faça você mesmo x contrate um profissional. Atualmente, fazer mídia kit é algo relativamente simples. Qualquer pessoa pode fazer e muitas pessoas oferecem não só o serviço, como tutoriais e arquivos prontos. Eu por exemplo disponibilizei um. Entretanto até que ponto isso é bom? O que eu vejo é uma padronização dos mídia kits, eles têm uma estrutura: descrição, estatísticas, alguns posts  e informações de contato. De certa forma, isso é um pouco genérico e as vezes curto. Quando eu faço um serviço de mídia kit, tento focar em características que vão fazer a empresa se interessar por você. Então o meu conselho é: se você não conhece quais as melhores técnicas para atrair a atenção das empresas, como apresentar de forma eficiente sua mídia, contrate alguém. Pesquise e converse com a pessoa antes. Mídia Kit não é algo apenas para se "ter" ele é o seu currículo, invista nele.

Como eu disse ali em cima, eu faço esse serviço, é só me chamar na Sweet Design que atenderei com o maior prazer. Tem alguma dúvida? Quer discutir sobre o assunto? É só deixar um comentário. Curta a página Dicas pra Bombar para receber nossas atualizações.





Você também vai curtir:

0 comentários