Guia completo: Como usar e divulgar no Pinterest

sexta-feira, fevereiro 09, 2018

O Pinterest é uma rede social que tem crescido e ganhado muita popularidade entre empresas e blogueiros nos últimos tempos. Neste post aprenderemos a como preparar seu conteúdo e conta para começar a divulgar de forma eficiente nessa plataforma.

Guia Completo: Como usar o Pinterest para divulgar e ganhar mais visualizações e seguidores.
Funcionando como um quadro de fotografias onde seus usuários podem criar seus próprios painéis com os conteúdos que lhes interessa, o Pinterest é a ferramenta perfeita para atrair novos visitantes para seu blog, canal e até mesmo clientes para a sua empresa. Diferentemente de outras redes sociais, o padrão de qualidade das imagens lá é muito maior, o que fez com que ele se tornasse uma fonte de inspiração para várias pessoas.

Muitas pessoas não sabem como usar essa ferramenta de forma eficiente, então neste guia irei ensinar passo a passo como começar no Pinterest. Como criar uma conta comercial, como fazer rich pins, como preparar suas imagens para postar e muito mais.

Configure sua conta

Criar uma conta normal é simples. Na página inicial do Pinterest, você colocará um email válido e uma senha. A primeira etapa consiste em colocar o seu nome, escolher o seu público e seu idioma/país. Depois você escolherá seus interesses que serão um guia para compor as imagens que aparecerão na sua tela inicial. Você pode pular a parte sobre o botão do Pinterest no seu navegador, a não ser que tenha interesse. Em geral de acordo com as pesquisas que você faz e imagens que pina, sua tela inicial muda, então não se preocupe muito com isso. Após terminar os primeiros passos, iremos nas configurações da nossa conta.

Configurando sua conta no Pinterest.
Iremos configurar seu perfil. Em nome, coloque seu nome e sobrenome OU nome do seu blog ou rede social que irá divulgar e um subtítulo. Na descrição, escreva um pouco sobre o que você posta.

Conecte o Pinterest ao seu Blog/Site

Editando seu PERFIL no Pinterest.
Reinvidique seu site colocando o link no local indicado. Não se esqueça do 'www', senão o seu link não será aceito.
Reivindicando site no Pinterest. 
Na janela seguinte, escolha a opção Adicionar Tag HTML e copie o código exibido.



Editando HTML do seu Layout para adicionar tag do Pinterest
Reivindicando site no Pinterest. Adicionar TAG HTML.

O código deve ser colado no HTML do seu blog, após a tag <head>. Para encontrar essa tag no Blogger, basta procurá-la no seu HTML. Basta seguir estes dois passos para colocar a tag.
 Cole o código após a tag <head>
Após colocar a tag, clique em enviar para análise.

Criando uma conta comercial no Pinterest

Agora vamos transformar nossa conta em comercial para ter acesso ao Pinterest Analises, lá poderemos ter controle do nosso público, visualizações e cliques gerados na plataforma. Clique nas suas configurações e vá em "Mudar para conta corporativa".
Criando conta corporativa/comercial no Pinterest.

Na tela a seguir, coloquei título, escolha um dos tipos de empresa e coloque o link do seu site/blog.

Criando conta corporativa/comercial no Pinterest.

 

Validando Rich Pins no Blogger

Os rich pins mostram além da imagem pinada, informações sobre o perfil do autor e de onde o artigo foi publicado. Ideal para blogueiros e influenciadores, é fundamental ativar os rich pins para fazer uma melhor divulgação. Aqui ensinarei como validar os rich pins no Blogger. Caso você use Wordpress, existem alguns plugins de SEO que vão te ajudar com isso.

Certifique-se de que seus posts e seu blog possuem descrições. Neste artigo Configurando SEO no Blogger, eu ensino como adicionar isso. Não ative os rich pins sem fazer isso. Vá no seu HTML, dê um CTRL+F e procure por:
<b:includable id='post' var='post'>

Após ele, cole o código a seguir.

<meta property="og:type" content="article" />
<meta property="og:title" expr:content='data:post.title' />
<meta property="og:description" expr:content='data:blog.metaDescription' />
<meta property="og:url" expr:content='data:blog.url' />
<meta property="og:site_name" expr:content='data:blog.title' />
<meta property="article:published_time" expr:content='data:post.timestampISO8601' />
<meta property="article:author" content="SEU NOME AQUI" />

Substitua seu nome onde pede ou deixe em branco. Agora, vamos ver se está tudo ok? Vá ao site que valida os pins: Rich Pins Validator. Coloque a URL de um post no local indicado.
Validando o seu site/blog no Pinterest.


Se estiver tudo ok, você irá para a tela abaixo. Onde está escrito endereço do seu blog/site, ele irá aparecer automaticamente. Se isso não ocorrer, coloque o link. Clique então em Apply Now
Confirmando os Pins.


Agora é só esperar o email do Pinterest aprovando os seus Rich Pins, costuma demorar alguns minutos. Assim que for aprovado, todos os seus pins relacionados ao blog/site se tornarão rich.

Criando imagens que se destacam

O Pinterest é uma plataforma que depende do visual. Sua imagem só irá se destacar se ela tiver duas coisas: Qualidade e Tamanho adequado. Imagens muito pequenas ou com pouca qualidade passam despercebidas dentro do Pinterest. Então, antes de criar um Pin, atente-se a criar uma imagem que já chamar chamar atenção. Eu uso imagens do tamanho 564px de largura e 789px de altura. Não há nada de especial nesses números, o que ocorre é a imagem fica horizontal, ou seja, com a altura maior que a largura. Isso faz com que ela ocupe mais espaço no painel e tenha mais chances de ser notada. Você pode ver um pouco das minhas imagens no perfil do Dicas pra Bombar.

Uma boa dica, se você não faz uso de programa de edições, é usar o Canva para criar suas imagens.
Ele fornece todas as ferramentas que você precisa e ainda é simples de mexer. Não encontrou uma boa imagem pra por no fundo? Confira essa lista que eu fiz com 13 Sites Com Fotos Para Posts, de onde tiro as imagens do meu blog.

Divulgando de forma eficiente

A base do Pinterest é a interação. Você não conseguirá resultados se apenas pinar os seus posts e nunca interagir. Eu falo um pouco mais sobre isso no Ebook : Dicas poderosas para postar em Redes Sociais. Então, para que você realmente consiga usar o Pinterest e obter resultados, tenha em mente os passos abaixo.
  • Crie uma pasta apenas para os posts do seu blog e outras pastas com conteúdos sobre os quais você fala. 
  • Pine conteúdos relevantes, bons e originais.
  • Não tenha medo de seguir as pessoas, interaja com seus seguidores.
  • Comente e pine os conteúdos dos seus seguidores.
  • Pine constantemente, adicione descrições e hashtags, como eu disse, no Pinterest tudo gira em torno de boas imagens e muita interação.
  • Faça uma pesquisa e descubra quais as hashtags que têm a ver com seu conteúdo e que geram mais interações e use-as em seus pins.

Se depois disso tudo você ainda tiver alguma dúvida? Deixa um comentário que eu corro pra ajudar! Ainda quero fazer um post comentando sobre as análises da conta comercial, mas como a partir desse post eu resetei o meu Pinterest, quero primeiro ver qual o retorno da minha nova conta. Tem alguma dica pra compartilhar? Comente!

Você também vai curtir:

4 comentários

  1. Que post maravilhosa, nem ligava para o pinterest, mais por seu post, acabei criando e ja to amando, obrigada <3 http://www.atrasdapenteadeira.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cria sim, desde este post eu consegui aumentar as visitas do blog em mais de 6 mil, acredite, ajuda muuuuuuito! <3 Obrigada pela visita.

      Excluir
  2. Parabéns pela postagem, ficou muito bem explicado.
    Não ligava muito para o Pinterest e agora estou tentando entender um pouco mais sobre ele pois percebi que é uma ótima fonte de divulgação.
    Já botei o post aqui nos meus favoritos do navegador para ir seguindo todos os passos!
    Um beijo ♥

    Blog Danyelle Loch

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, eu sei que foi textão, mas tudo que eu fiz eu contei nesse post e a maioria das minhas visitas atualmente vem do Pinterest. o/

      Excluir