Resenha do filme: "Eu compartilho, eu curto, eu sigo" (Sem spoilers)

sexta-feira, maio 18, 2018

O filme Eu Compartilho.Eu Curto.Eu Sigo (Like, Share, Follow) conta a história de Garret (Keiynan Lonsdale), um Youtuber de games bem sucedido com mais de 2 milhões de inscritos. Ele faz vídeos com humor e lives jogando com seus inscritos. Sua única regra consiste em não se envolver amorosamente com fãs.

Tudo muda quando ele conhece uma garota Shell (Ema Horvath) nos correios que aparentemente não o reconhece. Eles trocam telefones, se conhecem e ficam juntos. Na manhã seguinte ela revela quem realmente é, causando vários problemas para o protagonista.

O filme é classificado como Horror e Thriller, mas falha miseravelmente no gênero. Entretanto ele trata, nas entrelinhas, de questões bastante pontuais sobre o meio dos Youtubers. Tentarei falar um pouco dessas reflexões sem entregar muito o roteiro do filme.

Exposição da Vida Pessoal
Garret confessa a seu pai em um momento do filme que seus fãs sabem de tudo da sua vida, inclusive detalhes pessoais como o emprego do seu pai e onde ele mesmo mora. Isso nos faz pensar sobre até que ponto expor nossa vida na internet, e as consequências disso. Será que as pessoas não estão compartilhando demais ou confiando demais aos seguidores? Já vimos blogueiras serem assaltadas durante gravação de vídeo, celebridades que foram perseguidas por fãs entre outros casos que não entrarei em detalhes.

Como tratar o público?
A forma que você trata o seu público pode influenciar muito nas experiências que você vai ter na internet. A questão é que a medida que você se expõe, isso trará consequências e poderá ser usado a seu favor ou não. Sem revelar muito do filme, temos uma situação em que Garret expõe uma seguidora, dizendo que ela é perturbada e isso acaba gerando uma situação problemática.

Medo, terror e Stalkers

Como eu disse no começo o filme é classificado como Horror, terror, thriller e isso só é percebido nos últimos 30 minutos quando a história atinge extremas consequências. Durante todo o filme há uma pontinha de medo no ar, como se algo ruim fosse acontecer, mas isso só se desenvolve no ápice do conflito. O personagem principal está sempre com a sensação de estar sendo observado e isso é o que gera a tensão do filme.

O que eu achei no geral?
O filme pra mim não cumpre a função do gênero que está classificado, porém ele no faz pensar sobre conflitos desse mundinho de youtubers e blogueiros, qual o nosso papel neles e será que estamos sabendo lidar com isso? Julgando as pessoas nos comentários, nos tornando obcecados por cada detalhe da vida de uma pessoa que não conhecemos, alimentando sites de fofocas e disseminando opiniões sem saber como elas atingirão a pessoa do outro lado da tela. O final é no mínimo interessante e valeu as uma hora e meia assistidas.

Ema Horvath convence muito bem o público com sua atuação, enquanto Keiynan Lonsdale pode ser confundido exatamente com um youtuber tentando ser ator, o que está -  mais ou menos - de acordo com o personagem que ele interpreta. Apesar do roteiro um pouco raso e com alguns furos que serão percebidos por qualquer um que assistir, é um filme no mínimo interessante.

Você pode encontrá-lo no Youtube dublado, basta pesquisar por "Eu compartilho. Eu curto. Eu sigo". Se você curte filmes essa temática, confira também: "Amor.com um filme para youtubers", e veja uma história mais leve e no gênero romance. Assista e me conte o que achou aqui !

Você também vai curtir:

0 comentários